domingo, 1 de junho de 2008

Severn Suzuki speaking at UN Earth Summit 1992

No post “Sarkwater” e no último “Earth Song” e um pouco por todo o meu perfil demostro como a força da natureza me prende, mas nunca a senti da forma como quando vi este vídeo.

Acredito que grande parte dos povos, gentes tenham ouvido falar “na menina que calou o Mundo” na cimeira da terra de 1992 no Rio de Janeiro...eu tinha 10 anos! Tenho ouvido alguns documentários sobre activistas ambientalistas, nomeadamente de Severn Susuki, mas nunca tinha assistido ao seu discurso, com 12 anos, com uma inquestionável razão quando pergunta aos adultos: “Quando tinham a minha idade preocupavam-se com isto?”... eu tinha praticamente a mesma idade e NÃO, não era de longe uma preocupação, vivia no meu mundo, não para o Mundo...

No dia Mundial da Criança esperemos que a nova geração, que os filhos que poderei ter tenham a noção que podiam ser uma criança a viver nas favelas do Rio, ou um menino faminto da Somália...

Com 9 anos Severn começou a organizar crianças da sua idade na defesa do meio ambiente. Com 12 anos, ela e mais 3 amigas juntaram dinheiro para comparecer à ECO 92 no Rio de Janeiro. O seu discurso foi, certamente, o mais contundente e o mais verdadeiro ouvido naquela histórica reunião de mais de 180 países. É actualmente, membro activo do painel consultivo especial sobre meio ambiente das Nações Unidas. Tem feito palestras pelo mundo inteiro e defendido a importância de redefinir nossos valores, de agir, pensar nas consequências futuras e de ouvir as crianças.
Fundou o projecto Skyfish, um portal na internet que incentiva a juventude a falar sobre seu futuro e adoptar um estilo de vida sustentável. Cullis-Suzuki formou-se em Ciência Ecológica na Universidade de Yale e recentemente terminou o mestrado em Ectnobotânica.

Gandhi disse muitos anos antes, “temos de nos tornar a mudança que queremos ver acontecer”, penso que foi esta a mensagem que Severn quis transmitir.

A tremenda convicção e ousadia desta, hoje mulher canadense, continuando a sua luta arrepiou-me tanto que ouvi e vi, sem querer exagerar, algumas 5 vezes!! :)


Ah! Obrigada amigo por me enviares, deves saber que o meu pulsar ganha um novo espírito...


“Grandes coisas têm lugar quando homens e
montanhas se encontram”

William Blake, Versos Gnómicos, I

Sem comentários: