quinta-feira, 6 de março de 2008

Sintra - Quinta da Regaleira

A Qtª da Regaleira é um dos mais deslumbrantes monumentos da Serra de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO.
Não que não existam Homens de milhões com visão, mas António Monteiro soube não só aplicar os seus, como toda a sua sabedoria e imaginação, que o levaram a criar um império de arquitectura e arte que ascende a tradições míticas e esotéricas.
Quem embarca na viagem deste jardim edénico, não fica indiferente à dimensão do cenário de pedra-cinzelada feito por mãos de construtores de templos.

Numa tarde de Inverno, com o sol à espreita perscrutei pelos insondáveis lugares, com a companhia aprazível e bem útil do Gil Gonzaga, um autêntico guia de passagens subterrâneas e de histórias de reis e cavaleiros iniciáticos, para além da perícia de fotógrafo. Sem ele não teria sido o mesmo! Os infinitos degraus do poço; a gruta que anoitece ou resplandece o dia com o caminho pelas trevas ou o caminho da luz; as pedrinhas do lago; a fonte escultural com passagem secreta; a correria quando o portão começa a fechar; a biblioteca de espelhos (...) Um encanto!


O passeio termina com um olhar do pôr do sol, num ambiente romântico e tranquilo.
E claro, como não podia deixar de ser numa ida a Sintra um doce regional, o travesseiro!

Um dia volto a repetir!!





Fotos by Gil Gonzaga

Sem comentários: